História da USAVIS


Enquadramento Histórico

Em 2001, o Presidente do Rotary Club de Viseu 2001/2002, Carlos Alberto Coelho Ferreira, acompanhado de outros companheiros rotários, tiveram a iniciativa de criar a USAVIS - Universidade Sénior e do Autodidata Viseense.

Em dezembro desse ano foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração entre o Rotary Club de Viseu, representado pelo seu Presidente e Presidente da Comissão Instaladora da USAVIS, Carlos Alberto C. Ferreira, a Câmara Municipal de Viseu, representada pelo  Presidente, Fernando Ruas. Estiveram também associados ao ato de assinatura do protocolo, o Instituto Politécnico de Viseu, que em representação do presidente, João Pedro Antas de Barros, contou com a presença do Vice-Presidente, Soares de Sousa e o Diretor da Escola Superior de Educação, Vara Branco,  que foram a base de apoio para que as aulas se iniciassem.

Neste ato, Carlos Alberto C. Ferreira frisou que "...foram os mais idosos que nos motivaram para esta realização que pretende contribuir para dar mais sentido de Vida, Felicidade e Bem-Estar a um extrato de população até agora quase esquecido, os idosos, o que só é verdade se a essa população for possibilitada a independência e a autossuficiência funcional."

Para o presidente da CMV, Fernando Ruas, "foi um dia grande para Viseu".

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2001/2002 decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, a 12 de janeiro de 2002. Nesse dia, o Presidente da Comissão Instaladora da USAVIS referiu que "sentia o momento como um abrir portas para o futuro".

A 14 de janeiro de 2002 iniciaram-se as aulas.


Notícias nos jornais da época sobre o início das atividades da Universidade Sénior

Crie o seu site grátis!